terça-feira, 7 de julho de 2009

INFORMALIDADES

Numa madrugada de sábado para domingo, vivi uma insônia terrível. Parei de lutar e levantei-me da cama. Tentei de tudo, caminhei “pra catete”, arrumei umas gavetas, adiantei alguns despachos, mas nada ajudava a diminuir minha ansiedade. Então, tive a luz de aplacar os nervos atualizando o meu blog. O Palácio estava vazio. Liguei o meu PC, mas não consegui me conectar à Web. Reiniciei a operação, e o mesmo problema se apresentou. Não me restou alternativa senão acordar algum dos meus assessores que entendem de informática. Nenhum conseguiu me auxiliar, não sei se por sono ou porque o problema era difícil mesmo. Não ia conseguir dormir sem postar no meu blog, então liguei para o serviço 24 horas de assistência do provedor. Depois de ouvir por 10 minuto que “nossas posições de atendimento, neste momento, estão ocupadas, aguarde mais um pouco”, atendeu-me uma mocinha que parecia ter sido treinada por um robô. Primeiro, quis conferir os meus dados. Disse-me que, para a minha segurança, nossa conversa seria gravada. Perguntei se ela tinha alguma relação com o Carlos Lacerda, mas ela não riu. Esse pessoal do telemarketing não é pago para ter humor. Durante a conferência dos dados, achei que ela se daria conta de com quem estava falando e que sua voz profissional se transformaria em humana e solícita. Que nada. A coisa encrencou. Nosso diálogo não progrediu com facilidade. Tudo porque eu não me lembrava da minha senha de acesso.
– Sem a senha, não posso lhe ajudar. No máximo – disse ela – “posso estar reenviando” a sua senha para o seu e-mail, e o senhor acessa amanhã do seu local de trabalho.
– Minha filha, eu trabalho em casa.
– Nesse caso, não tenho como lhe ajudar, Seu Vargas.
Fui ficando irritado com a situação. Nessas horas, a gente tem vontade de se matar. Pedi para falar com o chefe lá do provedor. Ela me disse que o chefe dela não era do provedor.
– Como assim? – perguntei.
– Senhor, a nossa empresa é terceirizada. O senhor pode fazer sua reclamação no nosso SAC. Vou lhe dar o telefone de contato.
– Mas por que terceirizada?
– Ah, o senhor sabe. Essas coisas de impostos, direitos trabalhistas. Mais alguma coisa, Seu Vargas? A XXX agradece a sua ligação. Tenha uma boa noite.
Comecei a me dar conta de que eram as leis trabalhistas, ou a não observância delas, que estavam me tirando o sono.
Não me restou alternativa senão comer algo. Para não acordar mais alguém, pedi uma pizza. Quando o entregador chegou, ainda intrigado com a atendente terceirizada, perguntei ao motoqueiro:
– O senhor tem carteira assinada?
– Não, senhor, senão tem muito desconto.
– Então é autônomo?
– Também não. Trabalho aí para uma firma de motoboy.
– Ah, entendo.
Antes de sair, ele me agradeceu a gorjeta e ainda disse:
– Me amarrei nessa faixa que o senhor usa aí no peito. Maior presença. É por isso que detesto o trabalho informal.

5 comentários:

  1. Esse blog é muito bom!Mal posso esperar pra ver o blog de ACM!Quem sabe ele não se abre e revela os "atos secretos" da vida dele?Não, acho que aí só se ele abrisse um site...

    ResponderExcluir
  2. esse blog é muito interesante e engaçado tbm, eu li na carta capital e vim acessar aqui para pedir mais posts!é muuita criatividade! parabéns

    ResponderExcluir
  3. Ah, agora já sabemos o que provocou o suicídio do Gegê! E eu acreditando todo esse tempo nos historiadores...

    ResponderExcluir
  4. Talvez os pais dos pobres sejam ausentes, mas as mães dos pobres estão sempre grávidas!

    ResponderExcluir
  5. Aí Getúlio, alguns tão dizendo que o Lulinha tá te deixando pra trás na história. Seu eu fosse você dava uma decidinha pra aparar as pontas.

    ResponderExcluir